Início do Advento e inauguração da decoração de Natal no Santuário

Paz e Bem!

Para nós que somos cristãos, o Natal é a grande festa da alegria que deve contagiar cada coração e cada família. Por esse motivo, precisamos alimentar essa celebração com uma preparação profunda, tanto no interior de nossas almas como nos sinais exteriores que nos ajudam. Há muito tempo, em suas casas, os cristãos colocam os sinais que lembram o grande nascimento do Menino Jesus.

Coroa do Advento

Quatro semanas antes, começamos a nos preparar com a Coroa do Advento, com suas quatro velas coloridas que nos levam à reflexão mais importante. A vermelha, da salvação que se aproxima; a verde, da esperança que traz Aquele que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores; a roxa clara, da alegria que enche os corações; e a branca da paz, que traz o Príncipe da Paz. Nas portas das casas são colocadas as guirlandas que simbolizam a chegado do Menino.

Árvore de Natal

Nas famílias, montamos a Árvore de Natal, o pinheiro que supera e sobrevive ao inverno europeu, e também nos lembra de que a nossa fé no Salvador supera a morte. As bolas coloridas da árvore nos lembram os frutos de graça e de salvação que nos trouxe o Divino Menino. Os presentes para as crianças, colocados aos pés da árvore, lembram-nos de que o Menino Deus recebeu presentes dos reis magos. As luzes nos lembram de que “Ele é a Luz do mundo” (Jo 8,12) que “ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1,9).

Presépio

Nada mais importante do que o Presépio, onde dorme o Menino sob os olhares de seus pais. É uma cena que nos lembra da importância da família, patrimônio da humanidade, igreja doméstica, base da humanidade.

Diante desses personagens, cada família deve meditar sobre a importância de cada um dos seus membros. A figura de São José que nos lembra do “homem justo” que dedicou toda a vida ao Seu Filho, ensinando aos pais a importância de sua missão na família; a figura terna de Maria, toda dedicada ao Menino, ensinando às mães a grandeza de sua missão; e o Menino, obediente a seus pais em Nazaré, ensinando aos filhos a serem obedientes.

Ali, vemos os pastores de Belém, os humildes representantes do povo judeu que, apressadamente, vão ao encontro do Menino para O adorar. Ensina-nos a ver Deus naquela Criança; ensina-nos a amá-Lo, louvá-Lo e servi-Lo de todo coração. Ensina-nos a vermos Deus, que nos ama com um amor infinito.

Ali, estão os reis Magos, que, vindo de muito longe, do Oriente, representando todos do povos pagãos, guiados pela bela Estrela, chegam até Belém e trazem presentes para o Menino: ouro para o Rei; incenso para o Deus e mirra para o Cordeiro, que um dia seria imolado.

Quantos ensinamentos tudo isso deve trazer a cada família cristã!

Como os pastores de Belém e os reis magos do Oriente, sigamos os Anjos e a Sua Estrela até o Presépio. E lá adoremos verdadeiramente Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida!

Preparação para o Natal em nossa Paróquia

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, tudo está sendo preparado com muito carinho para celebrar o nascimento do Menino Jesus. As comunidades já estão montando seus presépios, enfeitando com luzes, árvores e a coroa do Advento que começa a ser acendida no próximo domingo (28).

Em especial, no Santuário do Divino Espírito Santo, como já é costume há alguns anos, a decoração natalina com pinheiro e presépio está sendo preparada nestes últimos dias para dar início ao Tempo do Advento.

No dia 28 de novembro, na missa das 19 horas, Frei Clarêncio presidirá a celebração do 1º Domingo do Advento e fará a inauguração da decoração na Comunidade, que neste ano contará com 5 pinheiros de tamanhos diferentes e o presépio.

Venha rezar e participar conosco deste momento! A decoração ficará no Santuário de Vila Velha até o início de 2022 e poderá ser visitada ao longo do dia.

*Com informações de Canção Nova

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook