2º dia do Tríduo da Padroeira: “Maria, discípula missionária da paz”

Paz e Bem!

Neste segundo dia do Tríduo, refletimos sobre Maria, discípula missionária da Paz. Desde o momento do ‘sim” à vontade de Deus, Maria se tornou a primeira missionária, levando em seu ventre Aquele que é a verdadeira Paz. Como discípula fiel, ela percorreu com coragem os caminhos que Deus lhe traçou, sempre difundindo a paz com seu silêncio, sua oração e sua presença materna.

Em um mundo muitas vezes marcado por conflitos e divisões, que possamos ser, como Maria, instrumentos de reconciliação e de paz nas nossas famílias, comunidades e na sociedade. Que a Virgem Maria nos guie neste caminho de serviço missionário, sempre impulsionados pelo Evangelho da Paz.

A missa foi presidida pelo vigário paroquial, frei Adriano Dias, que logo no início da celebração saudou as comunidades convidadas para a liturgia deste dia: Sagrada Família, Cristo Redentor, São Marcos, São
Sebastião e Santa Clara.

Maria é a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Nesse espírito de missão, novamente a imagem foi trazida pelo corredor por homens da paróquia, enquanto era entoado o hino de Nossa Senhora do Rosário.

Em sua homilia o frade refletiu sobre o papel das nossas comunidades, destacando: “Para que a comunidade exista, cada discípulo precisa exercitar sua fé pois sem eles não existe comunidade e sem comunidade onde Jesus vai estar? Certeza que as comunidades estão aqui para viver e testemunhar a vida em comunidade!”.

Após a comunhão, foi realizado o momento devocional, que após a seguinte reflexão, contou com a participação de uma mulher representando Nossa Senhora do Rosário e a frente dela, duas crianças vestidas de anjo e trazendo a pomba que significa a paz, enquanto era entoada a música Maria Santa e Fiel, fazendo alusão ao tema do dia.

Queridos irmãos e irmãs, hoje, reunidos em torno da mesa do Senhor, celebramos Nossa Senhora do Rosário, uma figura que nos inspira e nos convida a aprofundar nossa vida de oração. O Rosário é muito mais do que uma série de orações; é um caminho de contemplação que nos aproxima de Jesus por meio da meditação dos mistérios da sua vida, da sua paixão e da sua glória.

Através do Rosário, somos convidados a entrar na intimidade de Maria. Desde a Anunciação, quando o anjo Gabriel a visitou, até o Calvário, onde ela ficou ao pé da cruz, Maria viveu momentos de alegria e dor, de espera e cumprimento.

Maria é nossa Mãe e intercessora. Ao rezar o Rosário, não apenas elevamos nossas preces, mas também nos unimos à sua oração, que é sempre perfeita e cheia de amor. Ela nos ensina a confiar em Deus, como fez ao aceitar a vontade divina na Anunciação. Sua resposta “Eis aqui a serva do Senhor” é um convite para que cada um de nós abra o coração para o plano que Deus tem para nossas vidas.

Que possamos também nos comprometer a viver o amor de Cristo em nossas ações, sendo instrumentos de paz e esperança em nosso mundo. Convido todos a refletirem sobre como podemos integrar a devoção ao Rosário em nosso dia a dia. Que cada Ave Maria que rezamos seja um passo mais próximo de Jesus, e que, com a ajuda de
Maria, possamos nos tornar verdadeiros discípulos do Senhor.

Hoje (04), último dia do tríduo, o encontro é mais cedo, às 17 horas, na Igreja Matriz (Prainha). Confira as fotos do segundo dia.

 

Compartilhe:

Facebook