26 de abril: Primeira Missa no Brasil

Estamos no tempo pascal, período maravilhoso para nós cristãos e, de maneira especial, para os cristãos brasileiros, pois foi neste belo tempo litúrgico que, no Brasil, foi celebrada a primeira Missa.

No dia 26 de abril de 1500, Frei Henrique, com mais alguns padres, presidiu a primeira Missa celebrada no Ilhéu da Cora Vermelha, na Bahia. Ali, pela primeira vez, foi anunciado o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e, pela primeira vez, Jesus se tornou presente pela Eucaristia neste país.

Na carta a El-Rei Dom Manuel, documento de singular importância sobre o “descobrimento” do Brasil, o escrivão Pero Vaz de Caminha narra como iniciou a evangelização no Brasil:

“Ao Domingo de Pascoela, 26 de abril pela manhã, determinou o capitão ir ouvir a Missa e sermão naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se arranjassem nos batéis e fossem com ele. Assim foi feito. Mandou também armar um pavilhão naquele ilhéu, e dentro levantar um altar muito bem-arranjado. Ali, com todos nós outros, fez dizer a Missa […]. Acabada a Celebração Eucarística, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia. Pregou uma solene e proveitosa pregação, da história evangélica. No fim, tratou da nossa vida e do achamento desta terra, referindo-se à cruz, sob cuja obediência viemos, que veio muito a propósito e fez muita devoção. […] ”

Como narrou Pero Vaz de Caminha, o Brasil carrega em sua história esse grande marco de uma profunda religiosidade que esteve desde seus primeiros dias de descobrimento e fez com que tantas Igrejas construídas no início da colonização manifestassem a profunda devoção eucarística.

Fonte: Canção Nova

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook