Estamos no tempo pascal, período maravilhoso para nós cristãos e, de maneira especial, para os cristãos brasileiros, pois foi neste belo tempo litúrgico que, no Brasil, foi celebrada a primeira Missa.
No dia 26 de abril de 1500, Frei Henrique, com mais alguns padres, presidiu a primeira Missa celebrada no Ilhéu da Cora Vermelha, na Bahia. Ali, pela primeira vez, foi anunciado o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e, pela primeira vez, Jesus se tornou presente pela Eucaristia neste país.
Na carta a El-Rei Dom Manuel, documento de singular importância sobre o “descobrimento” do Brasil, o escrivão Pero Vaz de Caminha narra como iniciou a evangelização no Brasil:
“Ao Domingo de Pascoela, 26 de abril pela manhã, determinou o capitão ir ouvir a Missa e sermão naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se arranjassem nos batéis e fossem com ele. Assim foi feito. Mandou também armar um pavilhão naquele ilhéu, e dentro levantar um altar muito bem-arranjado. Ali, com todos nós outros, fez dizer a Missa […]. Acabada a Celebração Eucarística, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia. Pregou uma solene e proveitosa pregação, da história evangélica. No fim, tratou da nossa vida e do achamento desta terra, referindo-se à cruz, sob cuja obediência viemos, que veio muito a propósito e fez muita devoção. […] ”
Como narrou Pero Vaz de Caminha, o Brasil carrega em sua história esse grande marco de uma profunda religiosidade que esteve desde seus primeiros dias de descobrimento e fez com que tantas Igrejas construídas no início da colonização manifestassem a profunda devoção eucarística.
Fonte: Canção Nova