1º dia da festa de Santa Clara: “Vida de entrega”

Paz e Bem!

Com alegria, a comunidade Santa Clara, iniciou na noite desta segunda-feira (8) o tríduo em preparação para a festa de sua padroeira. Presidiu a missa, frei Clarêncio.

O tema do dia foi “Vida de entrega”, e a partir dele, o grupo teatral da comunidade, encenou logo no início da celebração o momento em que Clara, que era de família rica, decidiu deixar todos os seus bens para seguir o chamado de Deus.

Em sua homilia, o frade disse aos fiéis que entrega significa desfazer-se dos bens temporários e das preocupações contemporâneas. Esta é a primeira atitude para se consagrar a Deus. Santa Clara de Assis, de família nobre, deixou tudo o que tinha para seguir Jesus, mas principalmente, entregou a si mesma, pois para Deus interessa o nosso SER e não o nosso TER.

Santo Antônio dizia que certa vez uma pessoa perguntou a Jesus: “O que preciso te dar para eu te ter?” e Jesus disse: “Dá-me o teu coração.” Coração na Bíblia representa inteligência, bondade, nosso modo de ser, de trabalhar.

Clara compreendeu bem o que é servir a Jesus, principalmente na noite de Natal, onde Ele nasce na extrema pobreza e ela comtemplou o Menino Jesus. O Natal a marcou profundamente, principalmente por se despojar de todos os bens e nascer para nós. E na cruz novamente acontece esse despojamento: ‘Pai, em Tuas mãos eu entrego o meu espírito’. Na cruz, Ele tinha o seu SER, sua VIDA e seu CORAÇÃO. Essa entrega de Jesus era o modelo de Clara.

O frei finalizou sua reflexão citando um trecho da carta de Santa Clara a Santa Inês: “Minha irmã, fixa seu coração ao coração de Jesus e então tu viverás nEle e Ele em ti.”

Ao final da celebração, foi sorteado um brinde entre os fiéis participantes. O número foi entregue antes do início da missa a todos que chegavam e assim será durante todos os dias de festa. Após a benção, os presentes puderam prestigiar deliciosos quitutes da cantina de Santa Clara, em cada dia, terá venda de diversas delícias. Venha prestigiar!

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook