16/06: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

“Sou manso e humilde de coração.”

Na liturgia de hoje, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Na primeira leitura, percebemos o quanto Deus nos ama e quer bem. Somos o seu povo escolhido, amado e querido por este Deus que é Pai e nos resgata da escravidão e nos torna livres para viver em seu amor. “Ele é um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos” (Dt 7,9).

Na segunda leitura, somos convidados a amar, mas não amar somente por palavras, mas um amar que é capaz de dar a vida pelo outro, assim como Jesus Cristo fez por nós, Ele não amou de palavras, mas se entregou por nós numa cruz, por amor à humanidade! Que gesto de amor mais profundo e belo que existiu! Será que não nos damos conta desse gesto tão nobre e profundo que Cristo fez por nós? Só quem entende esse gesto é porque ama e continua amando, “Porque Deus é amor! Quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com Ele” (1Jo 4,16).

No Evangelho deste dia, Jesus louva ao Pai, o Senhor do céu e da terra, porque Deus revelou as grandes coisas não aos sábios e entendidos, mas aos pequenos, aos humildes, necessitados e pobres deste mundo. Pois são a eles que Deus tem especial amor e compaixão neste mundo, porque pela sua pequenez é que eles vivem o amor sem medida de Jesus Cristo. Além disso, Jesus convida a todos que estão cansados e fatigados por causa dos pesados fardos, a vir até Ele, pois Ele dará descanso, “porque o seu jugo é suave e o seu fardo é leve” (Mt 11, 30).

Aprendamos, portanto. de Cristo, que é manso e humilde coração, a termos também um coração assim, cheio de amor, mansidão e humildade para com todos. Que em nossa vida, tenhamos a certeza de que Jesus está conosco cada dia, acompanhando, guiando nossos passos e nos amando em cada momento com esse coração que envolve todo o mundo Nele.

Queremos rezar também neste dia, pela Santificação dos Sacerdotes e pelas intenções do Apostolado da Oração.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Reflexão dos Noviços da Província

Compartilhe:

Facebook