14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

Doe Sangue e Mantenha o Mundo Pulsando

O Dia Mundial do Doador de Sangue acontece em 14 de junho de cada ano. O objetivo é conscientizar globalmente sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusão e da contribuição crítica voluntária e não remunerada que os doadores de sangue fazem aos Sistemas Nacionais de Saúde, como o SUS no Brasil.

O dia também oferece uma oportunidade de convocar ações aos governos e às autoridades nacionais de saúde para fornecer recursos adequados e colocar em prática sistemas e infraestruturas para aumentar a coleta de sangue de doadores voluntários e não remunerados de sangue.

Sangue seguro e produtos sanguíneos e sua transfusão são um aspecto crítico do cuidado e da saúde pública. Eles salvam milhões de vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes todos os dias. A necessidade de sangue é universal, mas o acesso ao sangue para todos aqueles que precisam não é. A escassez de sangue é particularmente aguda nos países em desenvolvimento. Para garantir que todos que precisam de sangue seguro tenham acesso a ele, todos os países precisam de doadores voluntários e não pagos que doem sangue regularmente.

Ao longo da pandemia COVID-19, apesar da mobilidade limitada e outros desafios, doadores de sangue em muitos países continuaram a doar sangue e plasma para pacientes que precisam de transfusão. Este esforço extraordinário durante um momento de crise sem precedentes destaca o papel crucial de doadores de sangue voluntários e não remunerados bem organizados, voluntários e não remunerados na garantia de um suprimento de sangue seguro e suficiente em tempos normais e de emergência.

Foco da campanha de 2021, o slogan do Dia Mundial do Doador de Sangue será “Doe sangue e mantenha o mundo pulsando”. A mensagem destaca a contribuição essencial que os doadores de sangue dão para manter o mundo pulsante, salvando vidas e melhorando a saúde dos outros. Reforça o apelo global para que mais pessoas em todo o mundo doem sangue regularmente e contribuam para uma melhor saúde.

Um foco especial da campanha deste ano será o papel dos jovens na garantia de um suprimento de sangue seguro. Em muitos países, os jovens têm estado na vanguarda de atividades e iniciativas destinadas a alcançar suprimentos de sangue seguros por meio de doações voluntárias e não remuneradas de sangue. Os jovens formam um grande setor da população em muitas sociedades e geralmente estão cheios de idealismo, entusiasmo e criatividade.

Os objetivos específicos da campanha deste ano são:

  • agradecer aos doadores de sangue no mundo e criar uma maior conscientização pública sobre a necessidade de doação regular e não remunerada de sangue;
  • promover os valores comunitários da doação de sangue no aprimoramento da solidariedade comunitária e da coesão social;
  • incentivar os jovens a abraçar o chamado humanitário para doar sangue e inspirar outros a fazer o mesmo;
  • celebrar o potencial da juventude como parceiros na promoção da saúde.

Anfitrião dos eventos do Dia Mundial do Doador de Sangue 2021, a Itália sediará o Dia Mundial do Doador de Sangue 2021 através de seu Hemocentro Nacional. O evento global será realizado em Roma no dia 14 de junho de 2021.

Trabalhando juntos para o Dia Mundial do Doador de Sangue Seu envolvimento e apoio ajudarão a garantir maior impacto para o Dia Mundial do Doador de Sangue 2021, aumentando o reconhecimento em todo o mundo de que doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas e que os serviços que fornecem sangue e produtos sanguíneos seguros são um elemento essencial de todos os sistemas de saúde. A participação de parceiros interessados é bem-vinda em todos os níveis para tornar o Dia Mundial do Doador de Sangue 2021 um sucesso global.

Fonte: Ciência Viva

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook