12/12: 3º Domingo do Advento

Paz e Bem!

O Evangelho deste 3º Domingo do Tempo do Advento, o Domingo da Alegria, nos apresenta novamente a figura de João Batista, aquele que foi escolhido por Deus para preparar os caminhos do Senhor. A alegria e a paz tomam conta do nosso coração, porque o Senhor está próximo. Somos todos convidados a acolher a mensagem de fé e esperança que o Precursor nos traz nesta liturgia, a fim de sabermos recusar as propostas da cobiça, do consumismo e da violência.

“O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: ‘Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo’” (Evangelho de Lucas 3,10-18). João Batista deixa claro àqueles que pensavam que ele era o Salvador, o Redentor, reafirmando que ser indigno até de desamarrar as sandálias do Senhor. Sua missão é preparar o caminho para que Jesus possa implantar o tão almejado sonho de justiça, fraternidade e solidariedade.

O que foge do critério da justiça é exploração e João Batista também denunciou as imoralidades, as injustiças, as maldades. Por suas investidas contra os poderosos, João pagou um alto preço. Em seu discurso, ele apresenta Jesus como juiz, que batiza “com fogo”, contra toda e qualquer injustiça das pessoas, mas, ao mesmo tempo, mostra o Senhor repleto da força transformadora do perdão e da graça, pois batiza “com o Espírito”.

Fonte: Convento da Penha

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook