02 de agosto: Perdão de Assis

Quis o Poverello, Francisco de Assis, que todos os cristãos que de coração se arrependessem dos seus pecados fossem perdoados e reconciliados com Deus, consigo mesmo e com os irmãos, isso resultou de sua experiência íntima com o Senhor da Misericórdia.

A propósito desta festa que celebramos no dia 02 de agosto, a Festa do Perdão de Assis, Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, segundo testemunhou Bartolomeu de Pisa, a origem da Indulgência da Porciúncula se deu assim: “Em uma noite linda , do ano do Senhor de 1216, Francisco estava intimamente compenetrado na oração e na contemplação estava mesmo ali na pequena ermida dedicada a Virgem Mãe de Deus, conhecida como igrejinha da Porciúncula, localizada em uma planície do Vale de Espoleto, perto de Assis, quando, de repente, a igrejinha ficou tomada de uma luz vivíssima jamais vista antes, e Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua direita a sua Mãe Santíssima, acompanhados de uma multidão de anjos. Francisco ficou em silêncio e começou a adorar o seu Senhor. Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas. Francisco tomado pela graça de Deus que ama incondicionalmente, responde: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero, o pior dos pecadores, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão visitar esta Igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor lhe disse: “Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho, portanto, o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)”. E não tardou muito, Francisco se apresentou ao Papa Honório III que, naqueles dias encontrava-se em Perugia e com candura lhe narrou a visão que teve. O Papa o escutou com atenção e, depois de alguns esclarecimentos, deu a sua aprovação e perguntou: “Por quanto anos queres esta indulgência”? Francisco, respondeu-lhe: “Pai santo, não peço por anos, mas por almas”. E feliz, se dirigiu à porta, mas o Pontífice o reconvocou: “Francisco, não queres nenhum documento”? E Francisco respondeu-lhe: “Santo Pai, de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”. E poucos dias mais tarde, junto aos Bispos da Úmbria, ao povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e disse entre lágrimas: “Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!”

São Francisco de Assis, devotava uma singular devoção à Santíssima Virgem, durante sua vida teve sempre uma especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. No século VI, esta capela foi dada aos Monges Beneditinos do Monte Subásio, os quais, ampliaram e embelezaram-na. Ali, com as “porções de terras” que tinham, veio o nome Porciúncula, ou seja, “porçãozinha” ou “pequena porção” [de terras]. Em seguida pois, pela frequente aparição dos Anjos, foi chamada de Santa Maria dos Anjos. Francisco ganhou-a do Abade D. Teobaldo, e ali se retirou com os seus companheiros, quando foi forçado a abandonar o Tugúrio de Rivotorto. Esta igrejinha lhe era muito cara e por isso São Francisco de Assis amou-a de todo coração e por toda sua vida, dizia aos frades que se alguém os expulsasse pela porta da frente que os mesmos deveriam retornar pela janela.

A Porciúncula foi o berço da fraternidade Franciscana e nesta tão bela ermida o Santo de Assis viveu as maiores experiencias de sua vida como frade menor, na Porciúncula teve início à Ordem dos Frades Menores e a ali preparou a fundação das Clarissas, neste lugar ele completou felizmente o curso de sua vida e missão sobre a terra. Foi aí, também, que o Santo de Assis alcançou a célebre Indulgência Plenária da Porciúncula que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas Igrejas. Era seu desejo poder celebrar tantos e tão grandes feitos ali recebidos do Senhor da misericórdia.

O Poverello pediu que seus frades cultivasse por Santa Maria dos anjos uma singular especial devoção e que aquela Igrejinha fosse sempre reverenciada como cabeça e coração de toda a fraternidade franciscana do mundo inteiro, recordara o santo, que quando tomou a sua vida santa, vendo o quanto abandonada e decaída aquela capela, reparou-a pela fervente devoção que tinha pela Senhora pobrezinha a Virgem Mãe de Deus, da qual lhe foi revelado que aquela Igrejinha lhe era querida, de modo especial entre todas.

Porciúncula é o lugar frontal para a nossa mística de fé da reconciliação e da misericórdia de Deus. Santa Maria dos Anjos lugar de fraternidade, desde os fardes que ali vivem como herdeiros primeiros do carisma franciscano como de tantos irmãos cristãos e não cristãos que acorrem a Assis para beber desta fonte, viver a experiencia da misericórdia e do perdão. Um santuário mariano-franciscano, lugar – santo, dos mais frequentado em todo o mundo. É um espaço para rezar, refletir, purificar, encher-se de graça e iniciar novamente o caminho da vida.

Todos os anos na noite que antecede 02 de Agosto, jovens de toda Itália e alguns países da Europa peregrinam a Assis especialmente para visitar e beber da fonte do perdão e da reconciliação, estes jovens oriundos de realidades dramáticas, muitos são vítimas das drogas e outros tipos de violência humana, se acorrem a Santa Maria dos Anjos para lucrar da indulgência plenária do chamado “Perdão de Assis”, assim estes jovens se reconciliam consigo mesmo com Deus e com os irmãos, retornam as suas terras revigorados transformados pela graça do perdão de Deus, como era o desejo de São Francisco de Assis. São milhares de Jovens em busca de um sentido maior, de respostas que jamais irão encontrar no mundo, recorrem a Santa Maria dos anjos atendendo o convite e desejo de São Francisco e ali se sentem amados, acolhidos, perdoados e prontos para o recomeço.

Porciúncula é um lugar privilegiado necessário a toda humana criatura de nosso tempo: um itinerário, uma luz sobre o caminho. Ali emana um único fascínio: a mensagem pulsante do Evangelho. É um lugar sagrado onde a presença de Deus se manifesta. Ali os acontecimentos passados são vivos e presentes podemos sentir sempre que visitamos: ali viveu Francisco, ali passou Clara, ali morreu o Poverello. Francisco e Clara continuam a ser mais vivos que nunca e a sua escolha de Amor é que marca definitivamente o lugar. Ali a Fraternidade se faz encontro, cresce, contagia e se comunica.

Neste ano, nesse significativo dia, iremos fazer orações e intercessões na intenção de nosso país, para que continuemos a cultura da vida e não deixemos que a cultura de morte nos atinja. Quando estamos sendo ameaçados de uma maneira sutil com a pressão abortista em nosso país, convocamos a todos para nesse dia nos colocarmos em oração e nos posicionarmos pela vida. As 15 horas desse dia, estaremos no Cristo Redentor para a Oração do Terço da Misericórdia, com transmissão pelos meios de comunicação e os sinos de nossas Igrejas replicarão. Esperamos que chegue o nosso clamor até Brasília onde no dia seguinte começarão a ouvir as pessoas nessa discussão que já foi decidida pelo Congresso Nacional e que maldosamente querem fazer entrar por outra porta em nosso país. Nesse dia convidamos também o povo a rezar em suas comunidades e paróquias nessa intenção para que os corações se comovam diante dos gritos de tantos inocentes ameaçados de condenação à morte.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DOS ANJOS

Ó Nossa Senhora, dos Anjos, na pequena Igreja da Porciúncula,

São Francisco recebeu as vossas bênçãos generosas juntamente com sua Ordem. Ele depositara na vossa presença materna uma grande confiança e devoção, sendo atendido em seus pedidos. Continuai a dispensar os vossos favores sobre nós e sobre nossas necessidades particulares.

Nós vos suplicamos, dai-nos a graça da penitência e de Deus o perdão dos pecados, a correção de nossas más inclinações e fortalecimento nos momentos de fraqueza. Quantos recusam a salvação e preferem caminhar nas trevas do erro! Tudo é possível para aquele que crer, para aquele que se arrepender!

Vós, ó Mãe, manifestastes a São Francisco o grande desejo de reconciliar os pecadores com Jesus, que se entregou em uma cruz para nos salvar. Rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Por isso, com todos os anjos do céu, vos saudamos: Ave Maria …

Com informações de Franciscanos (Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro)

Compartilhe:

Facebook