Dia dos professores, com as bênçãos de Francisco!

O mês de outubro é especial para os franciscanos e para todos os católicos, pois nesse período, celebramos o Dia de São Francisco de Assis (4 de outubro) e o Dia do Professor (15 de outubro).

Essas datas exaltam personagens que têm características em comum. Uma das principais está relacionada à vocação de instruir pelo testemunho de vida.

Na vida de Francisco, encontramos muitos pequenos gestos de amor, cortesia, respeito, gratidão e bondade que atestam a sua sensibilidade como “mestre de vida integral”. Ele tinha a preocupação de primeiramente praticar o que, em seguida, havia de ensinar por palavras.

Os educadores enfrentam, diversos desafios em sua missão de transmitir conhecimentos, muito mais do que uma profissão esse serviço é uma vocação, um caminho contínuo de doação e entrega. Nestes tempos de Pandemia, encontramos professores se dobrando e redobrando, para redescobrir como educar, com o seu carinho e jeitinho se fizeram presentes, mesmo a distância, de milhares de alunos pelo mundo a fora. Professores mais antigos aprendendo com os jovens usar a tecnologia, os mais jovens aprendendo com os mais velhos a paciência e o carinho contínuo para os seus.

Assim, na perspectiva franciscana, a missão de educar do professor não se restringe à transmissão de conteúdos, mas requer que ele seja um verdadeiro mestre de vida que prioriza o desenvolvimento pleno de cada pessoa e que promove a sinergia, a comunhão, o respeito à terra, à alteridade e à diversidade cultural.

Neste dia muito especial, a Paróquia do Rosário, gostaria de parabenizar a todos os educadores, os formados ou não, que fazem da sua vida uma doação sem medidas.

Com informações FAE Centro Universitário, Grupo Educacional Bom Jesus.