Artigos

Dia dos professores, com as bênçãos de Francisco!

O mês de outubro é especial para os franciscanos e para todos os católicos, pois nesse período, celebramos o Dia de São Francisco de Assis (4 de outubro) e o Dia do Professor (15 de outubro).

Essas datas exaltam personagens que têm características em comum. Uma das principais está relacionada à vocação de instruir pelo testemunho de vida.

Na vida de Francisco, encontramos muitos pequenos gestos de amor, cortesia, respeito, gratidão e bondade que atestam a sua sensibilidade como “mestre de vida integral”. Ele tinha a preocupação de primeiramente praticar o que, em seguida, havia de ensinar por palavras.

Os educadores enfrentam, diversos desafios em sua missão de transmitir conhecimentos, muito mais do que uma profissão esse serviço é uma vocação, um caminho contínuo de doação e entrega. Nestes tempos de Pandemia, encontramos professores se dobrando e redobrando, para redescobrir como educar, com o seu carinho e jeitinho se fizeram presentes, mesmo a distância, de milhares de alunos pelo mundo a fora. Professores mais antigos aprendendo com os jovens usar a tecnologia, os mais jovens aprendendo com os mais velhos a paciência e o carinho contínuo para os seus.

Assim, na perspectiva franciscana, a missão de educar do professor não se restringe à transmissão de conteúdos, mas requer que ele seja um verdadeiro mestre de vida que prioriza o desenvolvimento pleno de cada pessoa e que promove a sinergia, a comunhão, o respeito à terra, à alteridade e à diversidade cultural.

Neste dia muito especial, a Paróquia do Rosário, gostaria de parabenizar a todos os educadores, os formados ou não, que fazem da sua vida uma doação sem medidas.

Com informações FAE Centro Universitário, Grupo Educacional Bom Jesus.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

AGENDA PAROQUIAL 2020