Comunidade N. Sra. do Rosário (Matriz) Comunidades Paróquia em Ação Santuário Divino Espírito Santo

Fé, emoção e gratidão encerram a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário

As celebrações da Paróquia neste domingo (11) tiveram todo um caráter especial, pois todas as comunidades celebraram a Solenidade da padroeira da Paróquia e do munícipio de Vila Velha, Nossa Senhora do Rosário. Os festejos que começaram na quarta, tiveram o seu ápice na celebração das 19:00, que devido à Pandemia, foi transferida da Igreja Matriz para o Santuário do Divino Espírito Santo.

A Fraternidade O Caminho, de Vila Velha, conduziu antes da Santa Missa, o Ofício de Nossa Senhora. Com cânticos e salmos, louvaram a Santa Mãe de Deus, fazendo todos os presentes embarcarem nesta mística e devoção, que é o amor a Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Logo após esse momento ímpar de louvor à Virgem, ocorreu a Celebração com a Liturgia Solene de Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo pároco Frei Djalmo Fuck e concelebrada pelos demais freis da Paróquia. Embalados pelo hino à Nossa Senhora do Rosário, deu-se a procissão de entrada com os coroinhas, ministros e freis, tendo à frente a cruz e o imponente estandarte de Nossa Senhora.

A Liturgia da Palavra, leituras e homilia, giraram em torno à Solenidade e ao tema da festa: “Contemplar com Maria o rosto de Cristo” (Papa João Paulo II). Frei Djalmo, em sua reflexão exortou os fiéis presentes a recordar a importância da história da Paróquia e de todas as Comunidades que sob o manto dela evangelizam e se fazem presentes na tradição capixaba. Para o celebrante, vivenciar a festa de hoje é viver a unidade e a caminhada das Comunidades, louvando à Deus pelo trabalho incansável dos leigos que fazem da sua vida uma completa doação à história dessa Paróquia.

Seguindo o pensamento central das leituras, o pároco, destacou os seguintes verbos: perseverar, confiar e servir. Sem eles tudo o que fazemos, por mais bonito e belo que seja, não tem alma, não tem espírito, não prospera, não perdura.” Terminando a exortação, à parcela do povo de Deus que na missa se fazia presente desejou:

“Que Nossa Senhora do Rosário, padroeira de nossa paróquia, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados, coragem e perseverança a quem constrói com alegria nossas comunidades”.

Confira na íntegra a homilia.

Após a Liturgia da Palavra, com o coração ardente em prece, os fiéis entoaram a Ladainha a Nossa Senhora, clamando a Mãe de Deus, que escute os pedidos de seus filhos.

Ao final da celebração, como mais uma forma de carinho a Nossa Senhora do Rosário, uma jovem da Paróquia, entoou um cântico a Maria, neste mesmo tempo os profissionais da saúde, pertencentes a Paróquia, vieram em procissão, trazendo em mãos o Santo Terço, a Coroa e Rosas. Neste momento de profunda emoção e sentido, Maria foi coroada.

“Tu és Maria, a Mãe do nosso Senhor, tu és a Mãe do nosso Salvador! Que alegria proclamar essa certeza, de que és, também, a nossa Mãe e uma Mãe amorosa, intercessora e acolhedora. Aqui estamos nós os teus filhos! Num gesto de gratidão queremos te coroar e trazemos presente os profissionais da saúde que representam todos da área da saúde que durante este ano, em especial, têm se doado incansavelmente. Em cada um destes profissionais contemplamos o seu “sim”, Maria. O sim do amor, o sim do cuidado, o sim de quem abdicou das próprias vontades para se dedicar a tantos filhos de Deus nesta pandemia. Mãe, receba este nosso gesto de carinho!”

A Virgem Mãe, que em seus braços teve o Cristo Morto, serviu de alento a esses heróis, que dedicaram e constantemente dedicam a sua vida para salvar outras. Muitas e muitas vezes, infelizmente eles fazem o papel de Maria, e mais uma vez carregam nos seus braços um outro Cristo morto. Durante o momento da Pandemia, são eles que junto a milhares de famílias enlutadas, carregam também a cruz, da luta para devolver a saúde a tantos. A Paróquia do Rosário, agradece o vosso testemunho exemplo.

Imbuídos desta mística, vamos terminar a nossa matéria rezando, agradecendo e pedindo a mãe de Deus:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

PASCOM, Nossa Senhora do Rosário

AGENDA PAROQUIAL 2020