Comunidade N. Sra. do Rosário (Matriz) Comunidades Paróquia em Ação Santuário Divino Espírito Santo

Missa de Abertura dos festejos da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário

Ontem (7) demos início às festividades onde celebramos Nossa Senhora do Rosário, padroeira de nossa Paróquia e também da cidade Vila Velha, com Missa no Santuário de Vila Velha.

Estiveram presentes representantes das 10 Comunidades que compõe a Paróquia, que participaram da procissão de entrada junto com os ministros, coroinhas, acólitos e os freis de nossa Fraternidade Paroquial. Frei Adriano Nascimento, que presidiu a celebração, iniciou agradecendo a presença de todos, inclusive dos membros da Fraternidade O Caminho que encantaram a noite com cânticos religiosos.

Em sua homilia, Frei Adriano ressaltou a importância de celebrarmos Nossa Senhora do Rosário, mãe de Jesus, afirmando que essa devoção começou em 1570, quando um exército invadia a ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo.  No ano seguinte o Papa Pio V  com a República de Veneza, precisou conter a invasão na ilha.  Isso aconteceu em 07/10/1571 em uma batalha na região da Grécia, onde os cristãos reunidos formavam uma força pequena contra os inimigos.  De repente os cristãos viram que os navios recuaram e desistiram da invasão. Então fizeram um círculo e agradeceram a Nossa Senhora, porque se houvesse a invasão, teriam consequências desastrosas. São Pio V, quase no final do pontificado, percebeu que foi uma ação da Mãe de Deus e instituiu a data comemorativa de Santa Maria da Vitória, agradecendo à Deus em nome de todo o povo cristão.

Frei Adriano seguiu, afirmando que a data de hoje (7 de outubro) é um convite a todos os fiéis para que meditem sobre os mistérios de Deus e que nos ajuda a refletir sobre as aflições da vida.  A devoção do Santo Rosário  para que todos possam ter essa fé, vida de oração, unidos com toda a igreja requer que possamos  refletir sobre os mistérios, vida, paixão, morte e ressureição de Cristo. Vida com Jesus, filho de Maria, essa que renova a nossa esperança, a intercessora dos aflitos, da luta diária do povo de Deus.

“Que através da devoção do Rosário, possamos abrir o coração à graça de Deus.  Trazer a ação salvífica de Deus, a mãe da igreja, mãe de todos nós. Que a festa do Rosário possa recordar em nós, que somos todos filhos de Deus.  A mãe do meu Senhor tem um significado especial para todos nós”, concluiu Frei Adriano.

Frei Djalmo finalizou agradecendo a todos, de modo muito especial agradeceu à Comunidade do Rosário, que humildemente entendeu a necessidade de a Festa da Padroeira acontecer no Santuário, devido à pandemia, uma vez que o Santuário é amplo e arejado. Agradeceu a todas Comunidades presentes e convidou todos para participarem do Tríduo em preparação à Celebração de Nossa Senhora do Rosário que acontecerá no próximo domingo, afirmando os horários, inclusive da oração do Rosário, que será sempre às 16h durante o Tríduo, seguido da Missa.

Clique aqui para conferir o álbum com as fotos da abertura da Festa.

PASCOM, Nossa Senhora do Rosário