Vocacional

30 de Agosto: Dia do Catequista

Ser catequista é pertencer a vocação que foi gerada no coração de Deus

No mês de agosto, a Igreja celebra o mês dedicado especialmente às vocações de serviço à causa da implantação do reino de Deus. De modo especial, os catequistas possuem um dia para serem celebrados. O dia do catequista 2020 será celebrado no  dia 30 de agosto, especificamente no 4º Domingo do mês, que nos faz lembrar destas pessoas especiais, verdadeiros pedagogos da fé, que colaboram na evangelização.

Os catequistas não são apenas voluntários que ajudam na evangelização de crianças, jovens e adultos. São os que se doam, em base a seu compromisso batismal com Cristo e a Igreja, para ajudar a formar nos catequizados uma fé robusta. Sendo assim, esta os faz transformadores do convívio social na família cristã, nas atividades de todos os ambientes e situações, como no trabalho, na economia, na política, na comunicação e em toda a ação e organização humana. Contudo, ajudam a formar a consciência crítica, ou seja, saber fazer escolhas, tendo como base a opção de vida com os valores humanos inoculados por Deus na ordem natural e na revelação do Filho de Deus.

Dessa forma, trabalhar na catequese é um verdadeiro ministério eclesial assumido cada vez mais por ministros não-ordenados, que se dedicam para auxiliar os pastores (párocos) na tarefa de formar e informar o Rebanho, capacitando os fiéis e neófitos da Comunidade Eclesial (Igreja, Paróquia) a um maior esclarecimento e vivência da fé, seja na iniciação cristã, na doutrinação, na formação humana ou na congregação de forças para organizar a comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

AGENDA PAROQUIAL 2020