Especial Santo Antônio Formação

Conectados com Santo Antônio

No dia 13 de junho celebramos Santo Antônio, um dos grandes santos franciscanos. Natural de Lisboa (Portugal), onde nasceu a 15 de agosto de 1195, ele ficou conhecido também como Santo Antônio de Pádua, porque faleceu na cidade italiana no dia 13 de junho de 1231.

Em mais de oito séculos, Santo Antônio ganhou milhares de devotos no mundo inteiro, especialmente no Brasil, Portugal e Itália. Neste ano, celebramos o jubileu de 800 anos da vocação franciscana de Santo Antônio. Em 1220, o jovem Fernando da Ordem dos Cônegos Regulares decidiu dar uma guinada na sua vida: deixou a Ordem dos Agostinianos para seguir os passos de outro jovem que se chamava Francisco e era de Assis, na Itália.

Este jubileu histórico é comemorado pela Ordem Franciscana com outro jubileu: Em 1219, São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos cinco frades: Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto. Em terras africanas, dedicaram-se à pregação, tendo sido perseguidos e martirizados. Ao chegar no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, no ano de 1220, as relíquias dos mártires, o jovem cônego se viu extremamente impactado pelo testemunho de coragem dos religiosos franciscanos. Foi assim que o então Fernando, cativado pela perseverança dos mártires, decidiu juntar-se ao jovem de Assis.

Em 1220, o ano de sua ordenação sacerdotal, ingressou na Ordem dos Frades Menores, quando recebeu o hábito franciscano, no Convento de Olivas, em Coimbra, com o nome de Frei Antônio. Iniciou uma missão para o Marrocos, mas após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Neste Especial de Santo Antônio, mostramos um pouco de sua vida por ordem cronológica e registramos algumas frases e ditos do Santo. Publicamos a carta de Pio XII que o tornou Doutor da Igreja e a Carta de João Paulo II por ocasião das festividades do oitavo centenário do nascimento deste franciscano.

Conheça também a iconografia antoniana, as lendas e milagres que cercam a devoção. Entenda o porquê da devoção às terças-feiras. Publicamos, também, a Trezena e a Ladainha do Santo, além das Orações.

Na Província da Imaculada Conceição, Santo Antônio é muito festejado nas Paróquias e Conventos. Neste ano, devido a pandemia, o Santo mais querido no mundo não deixará de ser celebrado. Assim como foi celebrada a Semana Santa, a Igreja do Brasil celebrará Santo Antônio pelas mídias sociais. Santo Antônio, o grande pregador, será lembrado nas pregações e orações online. Algumas paróquias já se preparam para oferecer a bênção de Santo Antônio, no dia dele, assim como o tradicional bolo de Santo Antônio por meio do sistema drive-thru, devido protegido por potes de plástico.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

AGENDA PAROQUIAL 2020