Igreja pelo Mundo

Declarado Ano Especial da Laudato Sì de 24 de maio 2020 a 24 de maio de 2021

Terminamos a semana dedicada à encíclica do Papa Francisco que trata da Casa Comum e iniciamos o ano da Laudato Sì. A proposta é propor um compromisso público comum com a “sustentabilidade total” no prazo de 7 anos.

Serão vários eventos ao longo do ano que pretendem envolver famílias, dioceses, ordens religiosas, universidades, escolas, unidades de saúde e o mundo dos negócios, especialmente, as empresas agrícolas,na discussão sobre ecologia integral.

A iniciativa é do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano e Integral, que escolheu o Dia da Ascensão e das Comunicações Sociais para abrir o Ano Especial Laudato Sì.

Embora já esteja completando 5 anos, a Encíclica apresenta os grandes problemas do Planeta, como poluição, mudanças climáticas, predomínio da tecnocracia e das finanças, entre outros.

Na Encíclica o Papa Francisco afirma que a terra está maltratada e saqueada e por isso, há necessidade de uma conversão ecológica e mudanças nos cuidados necessários para com a Casa Comum. O Dicastério também publicou a oração para este ano e o Papa fez um apelo “convido todas as pessoas de boa vontade a aderirem para cuidar da nossa casa comum e dos irmãos e irmãs mais frágeis”.

Oração comum pela terra e a humanidade

“Deus de amor, Criador do céu e da terra e de tudo que neles contêm. Abri as nossas mentes e tocai os nossos corações, para que possamos atender ao vosso dom da criação. Fazei-vos presente para os necessitados nestes tempos difíceis, especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajudai-nos a demonstrar solidariedade criativa para abordar as consequências desta pandemia global. Tornai-nos corajosos para abraçar as mudanças que são necessárias na busca pelo bem comum. Que possamos sentir, agora mais do que nunca, que estamos todos interligados e interdependentes. Fazei com que possamos escutar e atender ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que estes sentimentos atuais sejam as dores de parto para um mundo mais fraterno e sustentável. Oremos sob o olhar amoroso de Maria, Auxílio dos Cristãos, por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

Fonte: AVES

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

AGENDA PAROQUIAL 2020