Carisma Franciscano Comunidades Espiritualidade Franciscana Paróquia em Ação

Via-Sacra Franciscana em nossa Paróquia

Inicialmente programada para ser percorrida em direção ao Convento da Penha, a Via-Sacra teve sua programação alterada para dentro do Santuário de Vila Velha, devido à previsão de chuvas fortes.

Na noite dessa sexta-feira, com a participação dos freis de nossa Paróquia, Adriano, Clarêncio, Nazareno e de nosso Pároco Frei Djalmo, aconteceu a primeira Via-Sacra Franciscana da Quaresma.

Esse momento em nossa fé, que nos remete a uma reflexão sobre a Paixão de Cristo e a especial devoção que Francisco tinha por Jesus, para que diante de nossa pequenez, possamos caminhar de forma imaginária pelo caminho que O levou à cruz e contemplar o mistério de nossa fé.

Frei Djalmo acolheu a todos presentes e ressaltou a participação de nossas Comunidades e dos Colégios Marista e São José que contribuíram com a leitura a cada estação.

Pudemos a cada estação vivenciar o sofrimento de Jesus, que foi caluniado, acusado, abandonado e trazer para a realidade em nossas vidas: “E nós? Como encaramos a cruz de Cristo em nossa vida? Somente como um peso, um mal?”. Fomos chamados a refletir: “cada um como Cristo, abrace a sua cruz, assuma suas misérias, e por consequência reconheça a misericórdia de Deus”.

Ao refletir sobre as quedas de Jesus a caminho do calvário, podemos pensar nas dificuldades em caminhar com Jesus.  Definitivamente não são só alegrias. Temos tristezas, caímos e pensamos até em desistir.  Nesse momento “olhemos para a Cruz de Cristo, e como Ele nas nossas quedas pedir forças para, que Deus através de seus filhos e filhas nos ajude a levantar”.

Que possamos, além de filhos de Deus, membros de uma Paróquia Franciscana, cada vez mais seguir os passos de Jesus e o exemplo de Francisco de Assis.  Ajudar aos irmãos. Para Francisco “cada irmão, deveria ter para com o outro atitudes de mãe na solicitude que leva a antecipar-se às necessidades do irmão”.

Finalizamos a noite com a participação do Teatro Santa Clara que encenou a morte e sepultamento de Jesus.

AGENDA PAROQUIAL 2020