Igreja pelo Mundo

Manhã de reflexão e análise do esboço do Plano de Pastoral no segundo dia da Assembleia Povo de Deus

Ao fundo, os representantes da nossa Paróquia na Assembleia. Foto: AVES

Paz e Bem!

Dando continuidade à programação da Assembleia Arquidiocesana do Povo de Deus, na manhã deste sábado, Dom Dario presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos padres da Arquidiocese de Vitória.

Em sua  reflexão sobre o Evangelho de São Marcos (Mc 8, 1-10), Dom Dario lembra que Jesus está diante de uma multidão faminta, mas não só de pão, desesperançada, socialmente abandonada. Diante disso Ele se compadece, passando a ser as dores da multidão, as Suas dores.
“Penso que como seguidores de Jesus, temos que fazer como Ele. Assim, onde estivermos, procuremos saber quem são os sem esperança, os abandonados para que possamos ajudá-los. Diante desta multidão, Jesus propõe a partilha do pouco que tem. E assim foi feito. O que parecia pouco, sobrou. Assim Jesus nos ensina que a solidariedade é o caminho para salvar o mundo. Penso eu que em nossos dias, o caminho da nossa Igreja é a solidariedade. Quando todos nós tomarmos consciência disso, acredito que a nossa evangelização vai começar a mudar. Com simplicidade, carinho, sem ciúmes ou fofocas”, refletiu.

Dom Dario lembra que é difícil essa mudança e que é preciso a conversão a cada dia, a cada instante. “Hoje somos responsáveis para construirmos esse mundo de esperança. Que as pessoas possam olhar para nós católicos e ver essa solidariedade. É o amor, o carinho, a solidariedade que o povo espera de nós. Amém!”,concluiu.

Após a Missa, os participantes foram convidados para o café da manhã e, em seguida, Pe. Andherson Franklin, coordenador de Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim falou sobre as Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora 1019-2023  (Documento 109)  da CNBB, à luz da Palavra de Deus.

No início de sua fala, Pe. Andherson lembrou aos participantes que é preciso ter audácia para enxergar o horizonte sem medo, mesmo diante dos desafios. Neste momento ele propôs uma dinâmica na qual os participantes ficaram de pé, de dois em dois, um de frente para o outro.

“Com as mãos no formato de concha, como se estivessem com água nas  mãos, vocês dirão para seus pares de onde vieram e um desafio que enfrentam em suas comunidades.  Depois vocês vão virar as mãos em cima das mãos de seus pares e dizer: eu compartilho esse desafio  com você e agora ele passa a ser nosso. Hoje somos estamos juntos. Depois dê um forte abraço em seu par”, sugeriu.

Após a dinâmica, Pe. Andherson lembrou que é necessário olhar amplamente a realidade que se apresenta, sem medo dos desafios. “A água que você traz, não é só sua, e a que você vai levar é de todos nós. A realidade que trouxemos é de todos”, afirmou.

Os pontos de reflexão da fala de Pe. Andherson foram a Palavra de Deus a partir do Ato dos Apóstolos e Evangelho de São Lucas, o magistério do Papa Francisco e a DGAG 2019-2023.

A Assembleia segue nesta manhã com a análise do esboço do Plano de Pastoral. Os participantes foram divididos em 9 grupos e avaliarão até  o final da manhã os projetos das comissões: Vida e Família, Liturgia e Ministério, Catequese,  Comunicação, Juventude, Missionária, Social transformadora, Laicato e Colegiada.

Rezemos para que as contribuições dos participantes na análise do esboço do Plano de Pastoral traga bons frutos para a Arquidiocese de Vitória.

Fonte: AVES

AGENDA PAROQUIAL 2020