Carisma Franciscano Comunidades Espiritualidade Franciscana Formação Igreja pelo Mundo Paróquia em Ação Santuário Divino Espírito Santo

Chagas de São Francisco

Paz e Bem!

Francisco de Assis fora o primeiro santo franciscano a receber as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo como sinal da aproximação de sua vida com a de seu Senhor. Após Francisco, alguns Santos, ao decorrer da história, tiveram essa graça. Essa marca representa que Deus encontrou ali plena abertura e a máxima liberdade para a sua presença.

Os estigmas de São Francisco de Assis são recordados pela Família Franciscana na festa chamada Impressão das Chagas de São Francisco. A memória dessa festa é celebrada todo dia 17 de setembro, que lembra o mesmo dia no ano de 1224, quando ele recebeu os sinais da Paixão de Cristo em seu próprio corpo e que permaneceram até sua morte.

A introdução litúrgica da Missa e Liturgia das Horas diz sobre essa festa:

“O Seráfico Pai Francisco, desde o início de sua conversão, dedicou-se de uma maneira toda especial à devoção e veneração do Cristo crucificado, devoção que até a morte ele inculcava a todos por palavras e exemplo. Quando, em 1224, Francisco se abismava em profunda contemplação no Monte Alverne, por um admirável e estupendo prodígio, o Senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as chagas de sua paixão. O Papa Bento XI concedeu à Ordem dos Frades Menores que todos os anos, neste dia, celebrasse, no grau de festa, a memória de tão memorável prodígio, comprovado pelos mais fidedignos testemunhos”. 

No próximo domingo (15) celebraremos a festa dos estigmas de São Francisco de Assis em nossa Paróquia, às 19h no Santuário. Venha você também participar e beber desse carisma franciscano que é muito caro e particular para nossa cidade de Vila Velha!

AGENDA PAROQUIAL 2020

Facebook