Paróquia em Ação Santuário Divino Espírito Santo

1º Dia da Novena de Pentecostes – Os sacramentos na vida da Igreja

Hoje iniciamos a Novena em preparação ao Dia de Pentecostes, que nesse ano tem como tema “O Espírito Santo e os Sacramentos”.

Nesse primeiro encontro, tivemos a honra de ter o Frei Paulo César Ferreira, do Convento da Penha como celebrante.  Participaram também da celebração os Freis Clarêncio, Adriano e Matheus, e também Coroinhas, Acólitos e Ministros.

Os sacramentos estão presentes em toda a igreja.  Foi a forma que o Senhor escolheu para dispensar a Sua graça.

Frei Paulo seguiu citando a liturgia de hoje, quando relembramos a Visitação de Nossa Senhora à Isabel, que quando “ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”.  E que quando estamos cheios de Deus nos dispomos a servir nossos irmãos.  Continuou Frei Paulo, dizendo que somos cristãos com coração agradecido por fazer parte da igreja de Cristo.

Na homilia, Frei Paulo afirmou que não estamos somente recordando fatos do passado.  “Nossa igreja não vive de passado. Nossa história é viva”.  Que nenhum de nós, se sinta sozinho, desamparado, porque nosso Deus é um Deus presente.  Sugeriu que nós possamos experimentar ouvir a palavra.  Que possamos nos alegrar como Maria e Isabel, cheias de alegria e confiança, porque o Senhor opera maravilhas em nossas vidas.

Jesus prometeu nos revelar tudo através do Paráclito.  Somos uma assembleia dos amados de Deus.

“Maria então visita Isabel e não se trata de um encontro qualquer. Antigo e Novo Testamento se encontram.  Humano e Divino se encontram.  As pessoas que se querem bem, querem ficar juntas”.

Isabel disse que Maria é bem-aventurada porque ouviu a palavra do Senhor (Bendita és tu entre as mulheres).  O Magnificat resume o Antigo Testamento e nos convida a celebrar a Deus como Nossa Senhora, ressaltou Frei Paulo.

Lembrou da palavra que ampara o tema da noite: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos temp

os” 9Mt 28, 20).  Nos sacramentos recordamos o amor de Deus, “o senso de pertença”, e como é bom sentir-se amado.

Frei Adriano finalizou a celebração, agradecendo a presença de Frei Paulo, ressaltando o quanto Frei Paulo foi importante em sua formação, onde o teve como mestre formador na época do Seminário.

Confira o álbum de fotos do primeiro dia: Clique aqui