Paróquia em Ação

Colonização do Solo Espírito Santense

No dia 23 de maio comemoramos a colonização do solo Espírito Santense e o aniversário da nossa cidade, Vila Velha. Comemoramos seus 484 anos. Comemoramos 484 anos dos franciscanos em terras capixabas. E foi na Prainha onde começou toda a história não só do nosso Estado, como da nossa Paróquia. Nossa história começa mais precisamente na nossa Igreja Matriz, Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga igreja do Brasil, ainda em funcionamento.

E é por isso que neste dia, às 19h, celebraremos uma Missa em Ação de Graças juntamente com os poderes públicos de nosso Estado e da nossa cidade. Convidamos a todos para participarem deste belo momento.

“Pela datação de sua origem, podemos dizer que a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha vem testemunhando, como nenhum outro lugar de devoção ou mesmo ponto de comização, o constituir da história capixaba pós-1535.

Além desse marco, é fato comum entre especialistas colocar a Igreja da Prainha como a igreja mais antiga do Brasil ainda em pleno e regular funcionamento em sua paróquia. E essa conjectura não é infundada, pelo contrário. 

[…]

Marco da colonização do solo espírito-santense, símbolo do povo capixaba e de seus monumentos históricos. Aqui nasceu o Estado do Espírito Santo.” 

(Trechos retirados do Livro a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Prainha do Espírito Santo)

Gostou da história da nossa Igreja Matriz? Na Secretaria Paroquial você pode adquirir gratuitamente este livro para conhecer a história por completo e ver belíssimas imagens dela.

AGENDA PAROQUIAL 2020