Paróquia em Ação

6° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Humildade e confiança

O Evangelho deste 6° Domingo (Mc 1, 40-45), ilustra a sorte do leproso: exclusão da comunidade. Talvez o estar condenado ao inferno da solidão fosse pior que a própria lepra. O leproso de hoje nos passa uma lição: pede de joelhos. Ressaltam aqui duas virtudes próprias de quem pede angustiado: humildade e confiança. O orgulhoso tem dificuldade de pedir. Um evangelho apócrifo (antigo como os Evangelhos, mas não aceito pela Igreja como livro da Bíblia) conta o milagre de hoje, pondo na boca do leproso estas palavras: “Mestre Jesus, tu que andas com os leprosos e comes em suas grutas, também eu fiquei leproso; se queres, podes curar-me”. A oração afirma que Jesus desceu aos mais espezinhados. Não só passou por eles. Não só os curou, quando os encontrou, como parece ser o caso de hoje. Mas foi visitá-los, andou no meio deles e comeu com eles. Comer com alguém significava participar de sua sorte, ou seja, ser compassivo.

Por Frei Clarêncio Neotti, OFM

I Leitura: 2Rs 5, 9-14