Paróquia em Ação

1° Domingo do Advento

Tempo e Eternidade

Começamos hoje o novo Ano Litúrgico. Os primeiros quatro domingos formam o tempo do Advento. Como os quatro domingos precedem o Natal, é fácil imaginar quem está para vir: é Jesus, Filho de Deus, que nascerá em Belém. Nessas quatro semanas, a Igreja recorda também a segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos, como Juiz e Senhor. Na verdade, os dois fatos se aproximam muito, porque o primeiro celebra o nascimento do Filho de Deus no tempo; o segundo celebra o nascimento da criatura humana para a eternidade. O primeiro acontece por causa do segundo e o segundo acontece por causa do primeiro. Por isso o Advento tem forte tom de espera e de chegada, tanto da parte de Deus quanto da parte da criatura humana. Celebramos a espera e a chegada de Jesus dentro da História e celebramos a espera e a chegada da criatura humana no céu. Misturam-se inseparavelmente o divino e o humano, o tempo e a eternidade, o Criador e a criatura.

Por: Frei Clarêncio Neotti, OFM