Paróquia em Ação

Festa de São Francisco de Assis e Festa do Rosário

 O mês de outubro foi duplamente recheado para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Do dia 1° ao dia 7 de outubro, a fraternidade e os paroquianos celebraram tanto o tríduo de São Francisco, como o tríduo de Nossa Senhora do Rosário (titular da Paróquia). Uma semana intensa, de muitas celebrações, trabalhos, festas e muitas novidades.

Festa de São Francisco

O tríduo e o dia de São Francisco foram motivados pela temática da ecologia. Inspiração proveniente da Encíclica do Papa Francisco, Laudato si’. O tema que regeu as celebrações foi: “São Francisco, filho e servo do Altíssimo, ensine-nos a cuidar da criação”. Além dos frades que já atuam diretamente na paróquia, presidiu o segundo dia do tríduo, Frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento da Penha.

Para dar visibilidade as celebrações, tanto de São Francisco quanto a de Nossa Senhora do Rosário, foi colocado um grande painel no Santuário. O objetivo do painel, foi retratar de forma piedosa e maternal, São Francisco e sua devoção a Nossa Senhora. O painel é uma cópia de uma arte do autor Carracci Ludovico. O painel tinha cerca de 7 metros de altura.

No domingo, às 10h da manhã, Frei Clarêncio lançou o livro dos 50 anos do Santuário Divino Espírito Santo. O livro relata, de forma clara e precisa, todo o esforço e envolvimento do povo capixaba para a construção do tão imponente de agregador Santuário do Divino Espírito Santo. O lançamento do livro também encerrou as comemorações do Jubileu de ouro do Santuário. Por quase um mês, também ocorreu, no espaço da igreja, a exposição com quadros e textos, acerca da história e desenvolvimento do Santuário.

Os outros dias seguiram com as celebrações litúrgicas, próprias do tríduo. No dia 3, ocorreu de forma piedosa e devota o Trânsito de São Francisco. No dia 4 de outubro, houve a tradicional benção dos animais. As missas que ocorreram em quatro horários, sendo a última a mais solene, participando toda a fraternidade. Nas celebrações durante o dia, estiveram presentes os animais com os seus respectivos donos. Por incrível que pareça, os animais se comportaram devidamente nos momentos litúrgicos.

Ainda no dia 4, durante as bênçãos, fez-se presente a Polícia Militar com a cavalaria e os cães usados em seus trabalhos. Houve campanha de vacinação e campanha de adoção de animais. Bolo de São Francisco e um bolo feito especialmente para os cachorros.

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Entrando em comunhão com o tema do tríduo de São Francisco, o tema da festa da Padroeira foi: “Maria, filha e serva do Altíssimo”. Esse tema é uma frase do próprio São Francisco referente a Maria Santíssima.

Desde o mês de setembro passou pelas 10 comunidades que compõe nossa Paróquia, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário. O último lugar que ela esteve, foi no Santuário para as celebrações de São Francisco.

Nossa Senhora do Rosário é a titular da Igreja Matriz. Conhecida como igreja da Prainha, pelos capixabas. A paróquia mais antiga em funcionamento até os dias de hoje. Assim que encerrou as festividades de São Francisco, a imagem de Peregrina que esteve durante todo o Tríduo de São Francisco, voltou em carreata para a igreja matriz. Do dia 5 ao dia 7 de outubro, as dez comunidades puderem celebrar sua padroeira. Cada noite, houve uma participação considerável das 10 comunidades.

No dia 7, dia da Senhora do Rosário, presidiu Missa campal Dom Luís, bispo da Arquidiocese de Vitória. Durante a sua homilia, entusiasmadamente, Dom Luís convidou o povo a prática piedosa da oração do terço. “Oração de todo o cristão”, disse o bispo.

Dentre tantas coisas bonitas e expressivas que ocorreram durante as celebrações da festa do Rosário, marcou a festa deste ano, o nascimento do novo site da paróquia. Tendo como domínio paroquiadorosario.com. Junto do site, foi apresentada também, a nova identidade visual da paróquia.

Encerrando o dia da padroeira, os paroquianos festejaram a noite, embalados pela boa música executada pelo 38° Batalhão de infantaria do Exército, do Estado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

AGENDA PAROQUIAL 2020