Igreja pelo Mundo

Projeto Igreja Irmã da Arquidiocese de Vitória – Prelazia de Lábrea (1972 – 2019)

O Projeto Igreja Irmã foi criado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no final do ano de 1972. No início de 1972, a Arquidiocese de Vitória assumiu o Projeto com a Prelazia de Lábrea, como consta no Livro tombo desta Prelazia. Ou seja, neste ano de 2019 completaram-se 47 anos desta fraterna relação entre a Prelazia de Lábrea e a Arquidiocese de Vitória. Ao longo destes anos, aconteceram diversas visitas e diálogos entre os bispos anteriores da Arquidiocese e da Prelazia, bem como mudanças na dinâmica do Projeto visando ampliar e qualificar sua ação.

Todo último final de semana de agosto as ofertas das celebrações das 1.019 Comunidades da Arquidiocese de Vitória são destinadas aos trabalhos pastorais e sociais na Prelazia de Lábrea. Para a motivação da campanha, durante este mês de agosto a Prelazia tem enviado um padre e, em algumas ocasiões o próprio bispo, que fica responsável por divulgar a campanha e falar da realidade da Prelazia nas paróquias de nossa Arquidiocese, bem como prestar um agradecimento ao povo que sempre participa de forma ativa (seja financeiramente ou envolvendo-se nos trabalhos de divulgação do projeto). Além das missas celebradas, durante as visitas há também momentos de encontro com o clero local, visita à escolas e outras instituições, além da participação em programas de rádio e televisão, sempre com foco na divulgação do projeto.

FORMAÇÃO BÍBLICA E PASTORAL

No início de cada ano (janeiro) a Arquidiocese de Vitória, através dos recursos do Projeto, tem enviado à Prelazia leigos comprometidos com o trabalho pastoral para formação bíblico, bem como participado de várias iniciativas na própria prelazia de Lábrea. Esta formação acontece nas paróquias da Prelazia e é previamente planejada sempre em diálogo com o pároco local.

BARCO HOSPITAL LAGUNA NEGRA

O projeto desenvolvido desde 2007 pela Comunidade Católica Epifania atende comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. O requisito é ter disponibilidade e formação em uma das especialidades necessárias: médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em saúde bucal.

A Prelazia de Lábrea está situada no centro-sul ocidental do Estado do Amazonas e pertence ao regional Noroeste da CNBB. É composta por quatro paróquias, que atendem mais de 78 mil habitantes em uma área de 230 mil quilômetros de extensão.

De acordo com a missionária Maria Amélia da Comunidade Epifania, a missão Laguna Negra recebe auxílio da Arquidiocese de Vitória por meio do Projeto Igreja-irmã da CNBB, que realiza coletas para manutenção da viagem, com combustível e alimentação, mas a principal doação é de medicamentos. “Enviamos neste ano mais de 1.000kg de medicamentos com uma estimativa em valores dos medicamentos doados de R$ 120.000,00”, destaca.

Em 2019, as equipes realizaram aproximadamente 6.000 mil atendimentos a 223 comunidades, com orientações básicas e de planejamento familiar, pré-natal, visitas domiciliares, entre outros. Apenas para diagnóstico de malária e filária foram feitos 56 exames microscópicos. Além das  atividades médicas realizadas por profissionais da saúde voluntários, acontecem atividades pastorais como Celebrações Eucarísticas e orações comunitárias.

Os projetos missionários desenvolvidos na Amazônia com o generoso apoio das Igrejas Irmãs servem de sinal, recordação e incentivo para que toda a Igreja no Brasil seja, de fato, missionária, ‘em estado permanente de missão’. O objetivo do Projeto Igrejas-irmãs é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia.

CAMPANHA MISSIONÁRIA DE LÁBREA 2019

Entre os dias 24 e 25 de agosto deste ano de 2019 a Arquidiocese de Vitória realiza a Coleta Solidária para a Prelazia de Lábrea, nossa Igreja-Irmã há mais de 40 anos. Todas as doações deste final de semana serão para as famílias ribeirinhas e a ação é uma maneira de fortalecer o trabalho de evangelização, saúde e formação no local. Para colaborar na articulação e promoção da Coleta, a Comissão para Ação Missionária convidou o Padre Severino Almino da Silva, missionário na Prelazia de Lábrea – AM, para visitar as comunidades e paróquias da Arquidiocese.

Tema: Batizados e Enviados: Amazônia novos caminhos para uma Igreja em saída

A Comissão para Ação Missionária na Arquidiocese de Vitória tem a responsabilidade de organizar a Campanha da Coleta de Lábrea, realizada sempre no mês de agosto, todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Vitória são chamadas a missão Ad Gentes.

Neste ano, a Coleta será celebrada de maneira especial. Fomos convidados pelo Papa Francisco para viver em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo da Amazônia. Por isso, a temática de abranger estes dois temas em um único objetivo.  Objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos do compromisso de batizados e também com os irmãos ribeirinhos.

Cartaz

O cartaz oficial da Campanha da Prelazia de Lábrea tem em sua arte o destaque para o Sínodo da Amazônia que irá acontecer no mês de outubro, convocado pelo Papa Francisco, trazendo o tema “Batizados e Enviados: Amazônia novos caminhos para uma Igreja em saída”. A arte quer nos lembrar que todo o batizado é missionário, estando a cruz no centro, recordando o mistério pascal. Ao mesmo tempo elementos que simbolizam a região amazônica. A água é um elemento importante, recordando a missão Laguna Negra que percorre o Rio Purus e também a sobrevivência do povo ribeirinho.

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› »