Comunidades Paróquia em Ação Santuário Divino Espírito Santo

3º dia da Novena de Pentecostes – O Sacramento da Confirmação

Neste dia, em que celebramos a Ascensão do Senhor ao céu, celebramos também o 3º dia da nossa Novena de Pentecostes, presidida por Frei Clarêncio Neotti.  O Sacramento da Confirmação, que é um dos três sacramentos da iniciação cristã, ratifica a graça do Batismo e imprime no cristão o selo do Espírito Santo, para que, ciente de sua pertença total a Cristo, testemunhe o amor e o poder de Deus com palavras e atos!

Em sua homilia, Frei Clarêncio pede licença para dar uma aula sobre a importância do Sacramento da Crisma,  tema deste  3º dia da Novena de Pentecostes. A palavra “Crisma” é grega e significa óleo, gordura líquida, azeite. Azeite é a palavra original.  É  também a unção feita com óleo  na testa do crismando.  Da  palavra Crisma vem a palavra Cristo, que  quer dizer ungido, aquele que foi ungido pelo Pai do Céu com o Espírito Santo.  E de Cristo, vem a palavra Cristão.  Portanto nós pertencemos a Cristo.

Trazendo para nosso dia a dia, o azeite  é tempero, é  medicamento e  também uma forma de revigorar o corpo. Quando  a igreja unge com o azeite  no sacramento da Crisma, fornece a palavra Cristo,   fornece a palavra Cristão,  ou seja, pertencemos a Cristo e o Cristo é o nosso alimento.  O cristo é nossa cura!

A crisma como sacramento é um sacramento de bonança que nos ajuda a sermos bons dentro dessa bondade, a viver em liberdade. Portanto, Crisma é o sacramento da liberdade e Cristo é a nossa bonança.  Cristo é a nossa liberdade.

Quando o bispo usa o óleo na Crisma,  ele vem lembrar Cristo suando sangue no Jardim da Oliveiras. Cristo apesar do sofrimento se eleva ao céu, a Glória.  O sinal da cruz com o azeite é sinal de glória. É sinal que vamos conseguir suportar a nossa cruz, sabendo que o destino é a glória do Céu.

Frei Clarêncio finaliza reforçando que pertencemos a Cristo.  Ele é nosso alimento, nossa medicina e com Ele conseguiremos carregar a nossa cruz. Cristo é misericórdia. Se o Cristo vem nos salvar, a Crisma é sinal de Misericórdia. Pelo Cristo Jesus, marcado na testa com o sinal da cruz, nós podemos  caminhar pela estrada da compaixão e da misericórdia e ser como Jesus misericordioso.

Com a bênção, chegamos ao fim de mais um dia da Novena de Pentecostes.

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› »