Artigos Juventudes Pastorais e Movimentos

Carta da Coordenação Paroquial da Juventude

Ao longo do ano de 2018 a Juventude da Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizou diversas atividades para o convívio em fraternidade e interação entre as juventudes. Tudo começou a ser preparado com antecedência, no qual na assembleia paroquial de 2017 algumas prioridades foram traçadas para o ano seguinte.

Tivemos doze meses bem intensos, em que pudemos vivenciar e levar a boa nova do Cristo Jesus. Foram eventos das comunidades, paróquia, província e até em nível nacional. Quanto esforço e dedicação diante de tantos acontecimentos. É claro que o cansaço físico nos atinge, mas nos dá entusiasmo para continuarmos nesta missão de amor.

Sabemos que nem tudo também ocorre como planejado. Coisas também ficam para trás. Preparamos-nos para alguns acontecimentos que acabaram não saindo do papel. O que nós fizemos diante disso? O que esperamos para o próximo ano? O que precisará ser feito para levar adiante tantos projetos que às vezes parecem impossíveis? Enquanto juventudes possuímos uma causa, que é ser Igreja em saída. Estar junto e viver em unidade. Esta causa que deve ser abraçada não só quando estamos dentro de quatro paredes, mas sim, na nossa vida, em nosso dia a dia.

O nosso carisma precisa ser transmitido por meio das nossas ações para que possamos dar continuidade ao projeto do Reino de Deus. Deixemos o evangelho valer e transformar nossas vidas. Não podemos perder a esperança mesmo diante de tantos acontecimentos que desanimam a luta e a caminhada. Precisamos deixar o Evangelho valer por meio das nossas ações.

Agrademos a todos que nos ajudaram, em especial, a paróquia do Rosário, que foi muito parceira. Também agradecer àqueles que indiretamente contribuíram conosco em nosso processo de evangelização.

O Papa Francisco disse, “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!”.

Que neste ano que se inicia tenhamos nossas forças renovadas e sejamos verdadeiros anunciadores da boa nova. Deixemos que a esperança, caridade e o ânimo irradiem em nossos corações. Feliz 2019!

COORDENAÇÃO PAROQUIAL DA JUVENTUDE

Dandara Viera, Julia Uliana, Luan Coradini e Vinícius Nunes