Comunidade N. Sra. do Rosário (Matriz) Comunidades Paróquia em Ação

3º dia do Tríduo do Rosário: “Com Maria e Jesus, restauramos a dignidade da vida”

Nesta sexta-feira nos reunimos em comunidade para celebrar o 3° dia do tríduo, em preparação a Festa de Nossa Senhora do Rosário. O tema do dia foi “Com Maria e Jesus, restauramos a dignidade da vida”. De modo especial o acolhimento foi dado as comunidades que vieram celebrar: Jesus Ressuscitado, Santa Clara de Assis, São Benedito e São Marcos. Quem presidiu a Eucaristia foi Frei Clarêncio Neotti. No início da celebração frisou que precisamos ser disponíveis como Maria, a serviço de Jesus e para com o povo.
Em sua homilia, Frei Clarêncio disse que dignidade da vida é uma escolha nossa e não devemos jogar a responsabilidade em Deus, pois ele nos dá a liberdade da escolha. Na vida existem duas culturas: a da morte e a da vida. A cultura da morte é o egoísmo, a escravidão, a violência, o descarte de pessoas e o indiferentismo. Frei Clarêncio indagou este período eleitoral, no qual devemos saber escolher os nossos representantes que são a favor da cultura da vida, pois muitos dizem ser de Deus, mas propagam a cultura da morte. “Olhemos para Deus manso e humilde. Deus não é violento. Paulo chama Jesus de rico e misericordioso”. Nós, enquanto cristãos, precisamos ser promotores da cultura da vida. O acolhimento gera respeito, comunicação, partilha e colaboração. A fraternidade gera a caridade e Deus é caridade. Encerrou citando duas frases do Papa Paulo VI, ” Em Deus tudo é alegria, porque tudo é vida” e “A alegria é a expressão mais bonita da vida humana”. A cultura da vida é alegria, pois somos fruto da alegria.
No momento das oferendas, uma jovem grávida entrou pela Igreja com um cesto, no qual continha cartões com mensagens, que foram distribuídos aos fiéis. Por fim, Frei Djalmo agradeceu as comunidades que vieram celebrar, ao Coral Jesus Ressuscitado e ao Frei Leandro que conduziram a música. Em seguida, fez o convite a todos para a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário, que será neste sábado (29), às 18h, em frente a Igreja do Rosário. Quem presidirá será Dom Luis Mancilha Vilela, Arcebispo Metropolitano de Vitória.