Catequese de adultos Galeria de Fotos Paróquia em Ação Pastorais e Movimentos

Crisma de Adultos

O dia 15 de setembro foi de festa para nossa Paróquia. 87 adultos receberam o Espírito Santo em sua plenitude, isto é, com todos os seus dons, através do sacramento da Crisma. A Crisma, junto com o Batismo e a Eucaristia, pertence aos três sacramentos da iniciação cristã da igreja católica. Através desse sacramento, assim como aconteceu em Pentecostes, o Espírito Santo desce sobre cada crismando que pede à Igreja esse dom, fortalecendo-os para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Santa Missa, realizada no Santuário Divino Espírito Santo, foi presidida pelo Padre Ivo, vigário geral da Arquidiocese de Vitória e concelebrada pelo Frei Clarêncio.

Frei Clarêncio apresentou Padre Ivo à assembleia e explicou a ausência do Bispo Dom Luiz: “Com a transferência do Bispo Auxiliar Dom Sevilha, para a Arquidiocese de Bauru, Padre Ivo assumiu algumas atribuições em apoio a Dom Luiz.”

 Padre Ivo iniciou a celebração falando da importância de prepararmos nosso coração para esse momento tão especial: “Assim como os apóstolos se reuniram no cenáculo para receber o Espírito Santo, também nós aqui nos reunimos para celebrar este momento importante da vida cristã que é a Crisma.” E Continuando, convidou a assembleia para fazer um momento penitencial.

 Em seguida, um crismando acende o Círio Pascal que representa a Luz de Cristo.  O Círio é aceso a cada ano na Páscoa e usado durante o tempo pascal.  É utilizado também em ocasiões especiais como celebrações do batismo e Crisma.

Em sua homilia, Padre Ivo expressou a alegria de estar celebrando esse momento tão especial! Destacou que “na eucaristia celebramos a morte e a ressurreição de Jesus. Com o evangelista Marcos continuamos a aprender quem é Jesus e como segui-lo. Não podemos continuar com uma visão equivocada de Jesus. No caminho com Jesus Ele vai nos ensinando, como ensinou aos discípulos, a vivermos nossa realidade com Seus ensinamentos. Responder quem é Jesus implica numa avaliação de nossa prática, ou seja no seguimento a Ele, no entendimento de si mesmo.  Podemos dizer que é fácil responder quem é Jesus, mas nem sempre é fácil dizer quem somos nós. No caminho com Jesus, ao confirmar o nosso compromisso com Ele, professamos a nossa fé Nele. Jesus é o Messias que experimentou o sofrimento, a cruz e a morte.”

 Continuando, Padre Ivo se dirigiu aos crismandos, dizendo que “nesta ocasião especial, recordo o sentido e o significado deste sacramento para vossas vidas. A Crisma é o sacramento da maturidade cristã para a missão. Ungidos, estes crismandos devem ser continuadores da missão em todos os lugares em que estiverem. São ungidos para serem sal da terra e luz do mundo, colaboradores para uma sociedade melhor, sinais de vida e esperança, testemunhas fiéis dos valores do Evangelho.” Padre Ivo finalizou reforçando que os crismandos deverão ser profetas da esperança.

 Após a homilia, Frei Clarêncio iniciou o momento da unção dos crismandos destacando que 87 adultos vão receber o sacramento da Crisma.  Reforça que atendeu a todos, um por um, para que essa eucaristia tivesse um sinal vital e essencial em suas vidas e continuou: “Hoje eles apresentam o pedido para esse sacramento.” Confirmando, com o apoio dos catequistas, que todos estavam aptos a receber o Sacramento da Crisma, Frei Clarêncio fez o pedido solene a Padre Ivo.

Neste momento, 5 crismandos acenderam as velas no Círio Pascal e espalharam essa Luz para os demais.  Padre Ivo convidou então, os crismandos e toda a comunidade, a renovarem as promessas batismais e a professarem a fé. Em seguida, impondo suas mãos em direção a todos, fez uma oração invocando a presença do Espírito Santo em suas vidas. Na sequência, colocou-se à frente do altar enquanto os crismandos se dirigiam um a um, acompanhados de seus padrinhos e madrinhas, para receber a unção com o óleo santo em sua testa com o sinal da cruz. Ao final da unção, Padre Ivo pediu à assembleia para acolher, os agora crismados, com uma salva de palmas.

Ao final da Santa Missa, Frei Clarêncio agradeceu ao Padre Ivo pela sua disponibilidade para presidir a celebração e parabenizou os crismados por sua perseverança durante esses 9 meses de preparação. Agradeceu também, em nome de Frei Djalmo, pelo trabalho e dedicação dos catequistas.

A coordenadora da Catequese para Adultos, em agradecimento, entregou lembranças para o Padre Ivo e para o Frei Clarêncio, fazendo uma menção especial por sua colaboração em toda a preparação. E, dirigindo-se aos crismados, reforçou que para o caminho da perseverança e da fé, a senha é Jesus e o alvo é Jesus!

Padre Ivo agradeceu o belo trabalho de todos, que foi expresso na liturgia, preparada com muito zelo e carinho.  Agradeceu aos frades e em especial ao Frei Djalmo: “Que Deus dê a recompensa pelas horas de dedicação.” Dirigindo-se aos crismados, continua: “Quando vocês foram batizados, receberam a unção com o óleo no peito para que fossem orientados para Deus e por Deus e hoje receberam a unção na testa para que possam se orientar para o próximo, para o irmão.  Que todos continuem perseverando na fé.” E finaliza com a bênção final.