Paróquia em Ação Pastorais e Movimentos Pastoral Familiar

“O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de 12 a 19 de agosto, celebra a Semana Nacional da Família, que este ano tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

O evento anual é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, a semana integra o calendário de todas as paróquias e teve início no ano de 1992 como uma resposta da Igreja Católica ao desejo de promover ações de valorização, defesa e promoção da família, na paróquia contamos com varias atividades reunindo outras Pastorais, Movimentos e Grupos, a programação quer conscientizar as Famílias sobre temas importantes do nosso cotidiano e Paroquial.

Vamos nesta semana mostrar as famílias a importância dela na igreja, segundo Papa Francisco: “O desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e isso incentiva a Igreja“. Como resposta a esse anseio, “o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia“.

As duas casas de que fala Jesus, construídas ora sobre a rocha ora sobre a areia (cf. Mt 7, 24-27), representam muitas situações familiares, criadas pela liberdade de quantos habitam nelas, porque – como escreve o poeta – “toda a casa é um candelabro” (Exortação Apostólica Amoris Laetitia, Papa Francisco).

Iniciamos no dia 12 Domingo às 19h com a Santa Missa no Dia dos Pais e será encerrada com a Santa Missa no dia 19 Domingo às 19h.

Programação:

  • Dia 12, Domingo: Missa Abertura da Semana da Família Paroquial, Bênção dos Pais, local: Santuário de V.V. às 19h;
  • Dia 13, Segunda: Grupo de Oração com as Famílias: “FAMÍLIAS – DESAFIOS, ATUAIS”, local: Auditório Superior Santuário de V.V. às 19h;
  • Dia 14, Terça: Terço dos Homens: Terço pelas Famílias, local: Santuário de V.V. às 19h30;
  • Dia 15, Quarta: Missa pelas Famílias, local: Santuário de V.V. às 19h;
  • Dia 16, Quinta: Momento de oração em Família, local: Em casa, você e sua Família;
  • Dia 17, Sexta: PALESTRA Tema: “O evangelho da Família, alegria para o mundo” Palestrante: Lorena – Psicóloga, local: Santuário – Auditório Superior às 19h30;
  • Dia 17, Sexta: Reflexão para Jovens e Crianças, Tema: “O evangelho da Família, alegria para o mundo”, local: Santuário – Auditório Inferior às 19h30.
  • Dia 18, Sábado: Romaria das Famílias – Subida ao Convento da Penha, as famílias das paróquias e comunidades de toda Arquidiocese se encontram para seguir em caminhada até o Campinho do Convento, onde será celebrada uma Missa às 15h30.
  • Dia 19, Domingo: Missa de Encerramento da Semana da Família, local: Santuário de V.V. às 19h.

Durante toda a semana serão realizadas diversas atividades organizadas como Ações missionárias em cada comunidade, aonde o foco deste ano foi a visitas aos enfermos.

De acordo com a coordenadora da comissão arquidiocesana da Pastoral Familiar, Maria Aparecida Conceição Rocha, cada paróquia celebra a Semana Nacional da Família dentro de sua realidade.

“A comissão elaborou um livro de círculo bíblico, baseado no material “Hora da Família 2018″ da CNBB para que cada paróquia possa desenvolver sua programação. Os livros já foram distribuídos e cada paróquia vai vivenciar a semana com os debates e ações dentro de suas realidades. Esperamos a participação de todos na romaria”, comentou.