Igreja pelo Mundo Paróquia em Ação

Noite de lançamento do Livro: “Frei Márcio de Araújo Terra, o outro Francisco no meio dos Prediletos de Deus”

Estiveram presentes, no Santuário de Vila Velha, na noite do dia 29, mais de uma centena de pessoas para o lançamento do livro biográfico acerca da vida de Frei Márcio escrito pela autora Alexsandra Sartório. O Santuário acolheu os muitos amigos do frade que, por duas vezes trabalhou em Vila Velha. Além de alguns parentes, estiveram presente alguns jovens resgatados no Projeto Nosso Guri (Pastoral do Menor).

A autora atribui ao livro o título: “Frei Márcio de Araújo Terra, o outro Francisco nomeio dos prediletos de Deus”. Alexsandra dá testemunha da autêntica vida do frade, munida de muito zelo, clareza e carregado de afeto. A escritora traz à luz a profética vida do frade franciscano.

Neste mesmo dia de lançamento, a Província juntamente com os familiares e amigos, faziam memória de um ano de falecimento de Frei Márcio. Aos 67 anos de idade, ao retornar de Angola e passando a morar na Rocinha – RJ, Frei Márcio sofreu uma queda na casa paroquial, passando 69 dias na UTI e vindo a falecer no dia 29 de maio de 2017.

Na área de convivência do Santuário, foram expostas cartas, livros e objetos pessoais do frade. Todas as coisas que estavam a vista do povo, eram consideradas como relíquias para os que as possui. Todos os objetos expressavam de algum maneira a trajetória do religioso, sua busca, sua preferência e missão. O que mais chamou a atenção das pessoas, foi uma velha bolsa. Dentro de um pacote transparente, ainda estava suja, simples usada por Frei Márcio no Projeto Nosso Guri.

Frei Clarêncio Neotti, OFM, vigário paroquial e incansável escritor, pode contribuir no projeto de elaboração de Alexsandra, revisando, corrigindo e dando o seu parecer acerca da futura e agora publicada obra. Feliz pela vida autêntica do confrade, Frei Clarêncio admitiu: “Frei Márcio foi um homem coerente. Sincero! Podemos até discordar das muitas atividades audaciosas de Frei Márcio. Mas uma coisa temos que declarar, Frei Márcio era coerente e sincero no pensar, no falar e no fazer”. Frei Clarêncio agradeceu a vida do irmão, e também agradeceu a Alexsandra pela rapidez e zelo na elaboração do livro. “Um livro que nasceu com rapidez. Mas encharcado de respeito”, continuou o frade. Frei Clarêncio ainda agradeceu a mãe de Frei Márcio e irmãs, por nos ter entregue tão grande homem, e nos possibilitar tamanho convívio.

Dentre tantos jovens que foram acolhidos e restaurados em sua dignidade no ano de 1990, pelas mãos e ministério de Frei Márcio, fez-se presente, Emerson Pereira dos Santos, hoje com 34 anos, casado e com sua família, dando testemunho do que representou e representa Frei Márcio em sua vida. “Frei Márcio, com o seu olhar humano e com jeito brincalhão, verdadeiro pai, educou-me para a vida. Frei Márcio é a melhor coisa que me aconteceu na vida”, disse Emerson em nome de seu irmão, também resgatado.

Tomando a palavra, e muito emocionada com a noite, disse Alexsandra: “uma noite é pouco para dizer do mestre e pai… Frei Márcio é a concretude do pedido de Cristo, quando ao clamar aos seus que ‘cuidassem e acolhessem os que sofrem injustiças e marginalização. Frei Márcio amava os prediletos de Cristo… Frei Márcio salvou vidas por onde passou”, disse Alexsandra.

Como última fala, Alexsandra lembrou o sonho que tinha junto de Frei Márcio em escrever acerca da realidade das crianças no Brasil. Mas este sonho permaneceu no coração de ambos. O último gesto, fazendo memória do amor e predileção pelas crianças, Alexsandra chamou todas as crianças e disse: “Esse era o grande amor de Frei Márcio”, disse mostrando aquelas crianças. Por fim, a noite seguiu com os autógrafos e fotos junto a autora.

Sobre a autora

Alexsandra Tomazelli Sartório nasceu em 31/10/1974, em Vila Velha. Participou do Projeto Nosso Guri e da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Vitória, na década de 1990, e atuou em atividades políticas pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Formada em Serviço Social na Ufes, Alexsandra também fez pós-graduação em Família e mestrado em Política Social. Como assistente social, já foi concursada do Poder Judiciário do ES, trabalhou nove anos no Tribunal de Justiça e desde o ano de 2010, atua como assistente social na 1ª Vara da Infância e Juventude de Cariacica.