Igreja pelo Mundo Paróquia em Ação Pastorais e Movimentos Pastoral Familiar

Dia Internacional da Família

Hoje, dia 15 de maio, celebramos o dia Internacional da Família!

A data foi celebrada pela primeira vez em 1994, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante Assembleia Geral. O dia 15 de maio trata-se de uma comemoração internacional. No Brasil, Dia da Família, celebra-se em 08 de dezembro. Esse ano, a ONU propõe temas de reflexão como “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”, “Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família”, “A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue”.

João Paulo II

Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II, reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes. O papa disse que a Igreja assumiria, também, a celebração em seu calendário.

“Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história”, disse São João Paulo II, por ocasião do Ano Internacional da Família.