Paróquia em Ação Vocacional

Ordenação Diaconal de Frei Leandro Costa Santos, OFM

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com suas 10 Comunidades, incluindo a Comunidade anfitriã, Divino Espírito Santo, esteve reunida na tarde desse sábado em profunda alegria e emoção, quando Frei Leandro Costa Santos recebeu o primeiro grau do Sacramento da Ordem, o Diaconato.
Frei Diego Melo acolheu a todos, externando a alegria por Frei Leandro atender o chamado de Cristo Bom Pastor.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela. Ao lado de Dom Luiz, estavam como concelebrantes, o Frei Paulo Pereira, representando a Província Franciscana, Frei Djalmo Fuck, Pároco, e demais Freis da Fraternidade local e de outras cidades (Colatina e São Paulo). Incluindo Padre Mauro Moreira, sacerdote da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos – Diocese Santo Amaro/SP, lugar de origem de Frei Leandro e sua família. Também presentes os Diáconos Permanentes Carlos Silva e Cláudio Campelo.

Vale ressaltar os testemunhos a favor da Ordenação do Frei Leandro, através das palavras de Frei Paulo Pereira, representando a Província Franciscana, “Que desde o Ensino Médio estudou e trilhou os caminhos dos estudos eclesiásticos com bastante proveito”. Que os freis de sua fraternidade “dizem e atestam que Frei Leandro é um homem de oração e tem profundo zelo pastoral”. Diante disto, apresenta-o para ser ordenado à Diácono a favor da igreja.

Dom Luiz prosseguiu em torno do servir. Que toda a espiritualidade que provém de nosso Batismo, nos iguala para servir ao Senhor. “Não seremos Cristãos, se não formos servos de Deus”. E citando nossa mãe Maria, mãe de Jesus, lembrou quando ela se apresentou como “eu sou a Serva do Senhor”. “Faça-se em mim segundo a sua palavra”. Lembrando que Maria foi a primeira cristã e a primeira evangelizadora.

Frei Leandro, confirmou diante da Igreja e de Dom Luiz, o aceite ao seu chamado, afirmando o compromisso de cumprir fielmente o Ministério Diaconal. Confirmou dentre outras decisões, sua decisão em colaborar para o bem do povo, em guardar o mistério da fé e guardar o celibato a serviço de Deus e da humanidade.

De joelhos, Frei Leandro promete obediência a seus superiores. E em sinal de despojamento e entrega total, se prostra ao chão, enquanto todos rogam pela intercessão dos Santos e Santas, para que Deus derrame Suas graças sobre ele.

Em seguida, estando o ordenando de joelho, Dom Luiz impôs as mãos sobre a sua cabeça e após um breve momento de silêncio, o bispo ordenante, de mãos estendidas, faz a prece de ordenação.

Os pais de Frei Leandro, Sr Francisco e D. Francisca, levam ao altar as vestes diaconais (dalmática e estola), que foram revestidas pelo Frei Djalmo em Frei Leandro. Depois, ele recebeu das mãos do bispo o Evangeliário: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”, disse D. Luiz.

E finaliza com um abraço e o desejo de que “Deus esteja com você”. Na sequência, Frei Leandro foi cumprimentado e abraçado por todos sacerdotes e diáconos presentes.