Paróquia em Ação Vocacional

1º dia do tríduo da Ordenação Diaconal do Frei Leandro

Hoje nossa Paróquia Nossa Senhora do Rosário se enche de alegria, com o 1º Dia do Tríduo em preparação para a Ordenação Diaconal do Frei Leandro, que acontecerá no próximo sábado, dia 17.

A celebração contou com a participação das Comunidades Cristo Rei, São Sebastião e Rosário. Foi presidida pelo Frei Pedro Viana, que juntamente com o Frei Gilson Kammer nos deram a honra de suas presenças, vindo da Fraternidade Santo Antonio de Santana Galvão – Colatina/ES, especialmente para esse evento.

Também tivemos a presença dos Freis do Santuário Divino Espírito Santo – Vila Velha/ES, Frei Djalmo Fuck, Frei Florival de Toledo e Frei Nazareno Ludtke, que justificaram a ausência do Frei Clarêncio Neotti, que celebrava Missa no Santuário nessa noite. Também presentes os Diáconos Carlos Silva e Cláudio Campelo.

A noite transcorreu sobre o tema “A Diaconia como serviço da palavra” e o evidente amor de Deus por todos nós.

Em sua homilia, Frei Gilson ressaltou a alegria pelo “sim” do Frei Leandro, citando trecho do livro do profeta Isaías “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos…” (Isaías 49, 8).
Seguiu ressaltando o amor de Deus “Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti” (Isaías 49, 15). E desejou que o Frei possa servir à Comunidade e principalmente à Deus, que nunca nos abandona. Que seja um serviço caridoso, característica dos Franciscanos no serviço à comunidade e a todos nós.
Citando trecho do Evangelho do dia “Meu pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho” (João 5, 17), reafirmou a importância de que “Cristo deve ser a razão de nosso caminhar”. É a partir da fraternidade e da comunidade, que anunciamos o Senhor no nosso lar, no nosso trabalho…
Não devemos usar a nossa medida, tendo antipatia ou simpatia por alguém. “A medida de Deus é perdoar sempre”. Buscamos sempre fazer a vontade do Pai.
“Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 5, 30).
Frei Gilson finalizou a homilia da noite, desejando ao Frei Leandro “um trabalho à luz da vontade de Deus”.

Frei Djalmo registrou o fato do Frei Leandro professar a sua Fé, na Igreja do Rosário, a mais antiga igreja do Estado do Espírito Santo. E que nesse ato, promete obediência à igreja e às orientações Pastorais.

Com todos portando velas acesas, presenciamos a Profissão de Fé do Frei Leandro. Esse teve a confirmação do nosso Pároco Djalmo Fuck, que “Não caminhará sozinho. Caminhará com os frades e toda a comunidade”.

Finalizou agradecendo a presença de todos, especialmente dos Freis que vieram de Colatina. Agradeceu às Comunidades que prepararam a liturgia da noite, e também, convidou a todos para o 2º e 3º dias dos Tríduos e também para a Ordenação no próximo sábado.