Comunidades

Colégio Marista N. Sra. da Penha

O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, é uma unidade de Ensino da rede Marista de Educação. Dentro do espaço geográfico da paróquia, o Colégio faz parte e possui o mesmo caráter de comunidade eclesial, porém, com a finalidade específica da educação formal. O serviço religioso está diretamente ligado ao celebrar as missas mensais e uma presença juntos aos estudantes por meio da Pastoral. 


No mandato do Prefeito Municipal da Cidade do Espírito Santo, Sr. Domício Ferreira Mendes, foi articulada a vinda da Congregação dos Irmãos Maristas para Vila Velha, mediante a cessão do terreno para a construção do Ginásio Nossa Senhora da Penha.

Inaugurado em 04 de março de 1954, com 61 alunos iniciam-se as aulas no Ginásio, com as turmas do curso primário (1º e 2º primário). As obras, que não estavam concluídas na abertura das atividades escolares do curso primário, continuaram durante todo o ano de 1954 e metade de 1955, com acabamento da ala da fachada e da ala da direita do prédio principal. Depois pararam por aproximadamente um ano. Aos 06 dias de junho de 1955, deu-se a solene inauguração das duas alas prontas, já com o nome oficial de Ginásio Nossa Senhora da Penha (AZZI, 1999, p. 89).

Uma terceira ala em 1956 foi preparada para acolher meninos do interior do estado, em forma de internato, logo em seguida, transformada em juvenato e, em 1972, adaptada para abrigar a pré-escola e o primário. De 1957 até os tempos atuais foram expandindo-se, todos os espaços do colégio, por meio da construção de áreas verdes de lazer, esportivas e culturais, formando assim, o então, Colégio Marista Nossa Senhora da Penha.

Acesse o site Institucional: Colégio Marista Nossa Senhora da Penha